Bem vindo à Quinta de Malta

É aqui que vivemos e recebemos a nossa família e amigos. E é também com este espírito que acolhemos os nossos hóspedes, investindo todos os nossos esforços para que vejam cumpridas as suas melhores expectativas e criem momentos inesquecíveis. Visite-nos! Teremos todo o gosto em recebê-lo!

— Família Sobreiro —

A Quinta na atualidade

A Quinta de Malta localizada entre as colinas do norte de Braga, na aldeia de Durrães, é uma Quinta de Turismo de Habitação possuindo um total de 10 quartos duplos, todos eles equipados com casa de banho privativa, televisão, telefone, acesso à internet, ar condicionado e mini-bar. Com vista para os jardins e para as montanhas, todos os elegantes quartos e apartamentos possuem piso em madeira e estão mobilados de forma clássica. Estruturada em 2 apartamentos, 2 suites “king size” (com 2 quartos cada) e quartos independentes, a casa molda-se a qualquer requisito. Os apartamentos têm uma cozinha ou kitchenette totalmente equipada, permitindo opções auto-suficientes. As salas comuns foram convertidas em zonas de lazer, mini-ginásio, salas de reuniões e de jogos que dispõem de DVD, ecrã de grandes dimensões com “data show”. A casa encontra-se rodeada por amplos jardins com piscina para adultos e crianças e court de ténis.

Um vasto pequeno-almoço é servido todas as manhãs, e pode ser apreciado na esplanada exterior quando as condições climatéricas o permitem.

Os terrenos agrícolas envolventes estão preenchidos por vinhedos, onde são produzidas as castas tradicionais da região. Na área envolvente encontram-se equipamentos e condições naturais para caminhadas, passeios de bicicleta, praticar hipismo ou golfe, entre um amplo leque de outras possibilidades. Nas imediações, encontra-se o oceano, com as suas praias, dotadas algumas delas com excelentes condições para a prática de desportos aquáticos. O staff da Quinta de Malta manifesta disponibilidade para ajudar os hóspedes a agendar atividades lúdicas e recreativas como ciclismo, pesca, surf, kite-surf ou outras.

Testemunhos

Nota histórica

Situada em Durrães, a Quinta de Malta é uma propriedade agrícola constituída no início do séc. XVI. Palco de acontecimentos marcantes a nível regional e da autonomia da freguesia em relação ao couto de Carvoeiro. Albergou morgadio instituído em 1535. Pelo facto de tanto estar em jogo, enquanto vigorou o morgadio e, em parte, também por haver uma altíssima taxa de mortalidade sobretudo entre os filhos varões, houve lugar a incontáveis desentendimentos entre os pretendentes a sucessores na administração do vínculo que deram origem a processos judiciais e recursos até às últimas instâncias. Finalmente, em 21 de Março de 1862, pelas artes da figura mais polémica da história da Quinta - Ana Angélica da Cunha - o vínculo foi abolido de modo fraudulento. Imediatamente se apressou a vender aquilo que até então só se podia transmitir por sucessão. O comprador foi Manuel Pereira Lima, de Aborim. Mais tarde, a Quinta muda de mãos repetidamente. Ao longo dos tempos, a casa da Quinta sofreu várias alterações, não havendo registos do projeto original. Sabe-se que, na 2ª metade do séc. XIX, sofreu grandes melhorias pela mão do seu então proprietário Mateus Pereira da Silva, tendo sido restaurada mais tarde (por volta de 1950) por Fernando Lima Dias de Almeida. Após este restauro, não foi efetuada manutenção tendo-se degradado com o passar dos anos.
Mais recentemente, quando, em 1996, a Quinta foi adquirida pelos atuais proprietários, a casa apresentava sinais de degradação que rondavam a ruína em algumas das suas dependências. Os novos proprietários decidiram dar continuidade à atividade de Turismo de Habitação que já se desenvolvia desde 1992, tendo encomendado um projeto de restauro. O objetivo foi fundamentado em duas grandes directrizes: manter o espírito e a traça da casa e dotá-la de todos os confortos de uma casa moderna. Após um exaustivo levantamento projetual do espaço existente, iniciaram as obras dotando o espaço das comodidades de um habitar aprazível e confortável.